quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Toesa expõe formas de prevenir a enxaqueca

É difícil alguém nunca ter sentido dor de cabeça, por mais leve que seja. Mas a enxaqueca não é uma dor de cabeça qualquer. Ela costuma vir acompanhada de náuseas, as pessoas ficam sensíveis à luz e ao barulho e as dores costumam ser intensas em apenas um lado da cabeça. O problema é resultado do desequilíbrio químico no cérebro envolvendo peptídeos e os hormônios.

Nem todas as causas sobre a enxaqueca são definidas, e a detecção do problema não é fácil, mesmo com a modernidade da medicina. Os fatores que ocasionam o mal não são os mesmos para todas as pessoas, mas os especialistas da Toesa apontam como os mais comuns:

- Sono inadequado
- Estresse
- Jejum
- Odores fortes no ambiente: cigarro, perfume, tinta
- Mudanças repentinas no clima
- Ingestão de determinados alimentos: vinho, doces, queijo e chocolate são os mais comuns.

A enxaqueca não tem cura, mas há formas de tratamentos que minimizam a incidência, duração e intensidade das crises. Existem dois tipos de tratamento: o agudo, e o preventivo; e as medicações prescritas para cada ocasião são diferentes. Todavia vale salientar que todo medicamento deve ser prescrito pelo seu médico. Não tome remédios por conta própria.

Mudar o estilo de vida, porém, é uma forma fácil de prevenir e atenuar os sintomas das fortes dores de cabeça. Os especialistas da Toesa indicam:

- Exercícios físicos moderados
- Evitar sucos cítricos: limão e laranja, por exemplo
- Dormir bem
- Alimentar-se com periodicidade correta
- Evitar bebidas alcoólicas, em especial o vinho
- Consumir vegetais e arroz integral
- Beber água com frequência

Um comentário:

  1. Estatística de tratamento de dores de cabeça usando acupuntura
    Em 123 casos de dor de cabeça severa observados, 105 obtiveram total recuperação ou efeito marcante, 11 obtiveram uma melhora e apenas 7 não conseguiram resultados significantes. Então o grau de efetividade foi de 94,3% (fonte:liaoning journal of traditional chinese medicine,11 1983).
    Existem vários outros estudos científicos comprovando a efetividade do tratamento com acupuntura nas dores de cabeça.

    ResponderExcluir