quinta-feira, 14 de julho de 2011

Enfermeira da Toesa indica consumo de vitamina C para prevenir doenças

O que nossos pais, mães e avós nos aconselham é realmente verdade. A vitamina C é excelente para a prevenção de doenças, infecções e gripes. Além disso, é um ótimo antioxidante e combate a formação dos radicais livres, ajudando no crescimento das células do organismo, deixando-as sadias, principalmente as células dos dentes, gengivas, vasos sanguíneos e ossos.

“Este componente está envolvido em múltiplas funções biológicas, é cofator de várias enzimas, responsável pela conversão de alguns neurotransmissores e essencial para absorção do ferro dietético”, diz Jaqueline Vasconcelos, Enfermeira da Toesa.

Uma das melhores formas de se aproveitar a vitamina é através da alimentação. Ela é encontrada em alimentos como tomates, morangos, pimentões, brócolis e em frutas cítricas como laranja, limão e kiwi, entre outros. Uma dieta rica em vegetais e frutas pode ajudar a evitar várias doenças, inclusive determinados tipos de câncer

De acordo com a Enfermeira da Toesa, Jaqueline, os radicais livres são responsáveis, muitas vezes, por danos irreversíveis ao material genético das células, gerando um estado oxidativo crônico; a célula, então, entra num processo carcinogênico. A vitamina C age prevenindo esse processo, devido aos seus possíveis efeitos anticarcinogênicos, inibindo assim a formação de nitrosaminas; por estimular o sistema imune e bloquear a ativação metabólica de carcinógenos. Porém, é preciso cautela. Os especialistas da Toesa não recomendam o uso abusivo dessa vitamina, pois cada organismo tem suas peculiaridades”.

Além de todos os benefícios já citados, a vitamina C também produz colágeno, que é fundamental em tratamentos de rejuvenescimento. Ela é indicada para pessoas que apresentam linhas de expressão, rugas e outros danos causados pela exagerada exposição ao sol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário