quarta-feira, 6 de julho de 2011

DICAS DE SAÚDE: ALONGAMENTO

Para quem não sabe, a época do inverno é o período em que o corpo mais sente falta de exercícios que façam o organismo liberar calor. O alongamento relaxa os músculos e aumenta a flexibilidade do corpo. A prática do alongamento é fundamental para ser iniciada antes de qualquer atividade física, afinal, quando realizada antes da atividade, evitamos a possibilidade de lesões, devido a musculatura estar aquecida.

Os alongamentos podem ser feitos a qualquer hora, por pessoas de todas as idades, independentemente do condicionamento físico. A prática é necessária para o bom condicionamento do corpo e para o relaxamento dos músculos após a atividade física.

Os alongamentos são fáceis de serem realizados, no entanto, se feitos de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem. 



Atenção: Não esqueça de se alongar somente até começar a sentir a tensão muscular; não force.

Veja aqui algumas dicas de como se alongar corretamente:

- Quando estiver de pé, empurre o cotovelo para trás, mas respeite sempre o seu limite;
- Deite de barriga para cima e puxe as duas pernas, dobradas, em direção ao peitoral;
- Sente-se com as pernas cruzadas e dê uma espreguiçada, com os dedos entrelaçados;
- Deite de lado, com a perna de baixo esticada. Puxe a de cima com uma das mãos;
- Ao fazer alongamento, lembre-se sempre de respirar lentamente e não prender a respiração;
- Alongue-se o máximo que você puder sem dar trancos, mas não passe do seu limite;
- Evite movimentos bruscos;
- Mantenha uma posição por mais ou menos 30 segundos;
- Alongue-se antes e depois dos exercícios.

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