quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dicas de Saúde: Queimaduras

As queimaduras são responsáveis por uma importante parcela das causas de mortalidade no Brasil. Além da própria queimadura, as infecções decorrentes podem ser muito perigosas, variando de importância e gravidade, dependendo do agente causador. As causas mais comuns são o fogo, contato com a água fervente ou outros líquidos quentes, álcool, gasolina, eletricidade, dentre outros.
 
Existem diferentes graus de lesão: uma pessoa pode apresentar queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. Cada tipo de lesão pede um socorro específico.

Queimaduras de primeiro grau
 
As queimaduras de primeiro grau são as menos graves. A pele queimada fica vermelha, dolorida, muito sensível ao tato e úmida ou inchada. Pede socorro médico apenas quando atinge grande extensão do corpo.  

Como socorrer:
 
- Utilize muita água, resfrie o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo. 

- Após cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar. 

- Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. 

-  É recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor. 

Segundo grau

As queimaduras de segundo grau chegam a causar danos na epiderme e na derme (que são as duas primeiras capas de pele). O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo. 

Como socorrer:
 
- Use muita água, resfriando o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local. Não esfregue. 

- Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. 

Terceiro grau

Nas queimaduras de terceiro grau há destruição da epiderme e os anexos epidérmicos na derme e, ocasionalmente, osso ou músculo subjacente. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.

Como socorrer:

-  A área afetada vai inchar, por isso retire os acessórios e roupas. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa.

- Resfrie o local, faça isso com compressas úmidas. Não use gelo. 

-  Cuidado com o jato de água - ele não deve causar dor nem arrebentar as bolhas. Atenção: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode não reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais - como dizer que o jato de água não está doendo, por exemplo. 

- Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida. 

- Tente não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital. 

- Não dê medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum. 

- Leve a vítima o mais rápido possível para o hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário