quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dicas de Saúde: Engasgo

Qualquer pessoa está exposta ao perigo de se engasgar. Muitos de nós já presenciamos ou fomos vítimas desse tipo de acontecimento. Você sabe o que acontece com o corpo nessas situações? 

Você já deve ter percebido que não podemos respirar e engolir ao mesmo tempo.  Em vez de seguir para o esôfago, o alimento pode passar pela laringe, seguindo para os pulmões. A comida ou o objeto causa um bloqueio da passagem do ar, que pode levar à asfixia.

Veja alguns procedimentos que podem ser tomados:

- Caso haja algum objeto no nariz, respire pela boca. Tente empurrar o objeto para baixo, pressionando o nariz na parte superior. Caso o objeto estiver no fundo, procurar ajuda médica, para evitar que o objeto entre ainda mais.

- Se o paciente consegue tossir, estimule-o a continuar tossindo. Caso esteja totalmente obstruído, realize manobras de compressão abdominal (Manobra de Hemlich). Uma pessoa faz a manobra utilizando as mãos para fazer pressão sobre final do diafragma. Isso comprimirá os pulmões e fará pressão sobre qualquer objeto estranho na traqueia.

- Quando nenhuma manobra funciona e a pessoa tem sinais claros de asfixia, como a pele arroxeada e a diminuição dos movimentos do tórax, pode ser necessário aplicar a respiração boca-a-boca. Ela pode forçar o objeto a se mover e permitir a passagem do ar. De qualquer forma, o socorro médico deve ser chamado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário